terça-feira, 9 de setembro de 2014

Chuvas do fim de semana na Paraíba ultrapassam o esperado para o mês

Dois pontos de alagamento foram detectados na manhã desta segunda (Foto: Wagner Lima/G1) por Fabiano Lopes | segunda-feira, 8 set, 2014 
 
Dois pontos de alagamento foram detectados na manhã desta segunda (Foto: Wagner Lima/G1)
O índice das chuvas registradas em algumas cidades da Paraíba neste fim de semana ultrapassou a média pluviométrica do mês de setembro prevista pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) para estes municípios. De acordo com os dados da Aesa, entre a noite da sexta-feira (5) e a manhã desta segunda-feira (8), a cidade onde mais choveu foi João Pessoa, com 94,6 milímetros de água, um volume 40% superior à média esperada para todo o mês.
Além de João Pessoa, o órgão também registrou 72,5 mm de chuva em Natuba, 70,2 milímetros em São Miguel de Taipú e 66 mm em Bananeiras. Em Campina Grande, apesar de ter caído 31,8 mm neste fim de semana, o valor também ultrapassa a média mensal prevista para setembro, que é de 28,2 milímetros.
Embora a cidade tenha sido o município com maior registro de chuva neste fim de semana, do domingo (7) até as 6h desta segunda-feira, nenhuma ocorrência havia sido registrada em João Pessoa, de acordo a Coordenadoria de Defesa Civil do município. Ainda de acordo com a Defesa Civil da capital paraibana, desde o início do período chuvoso no Litoral da Paraíba equipes estão a postos para o caso de alguma emergência.
Noé Estrela, coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, comentou que o trabalho preventivo nas áreas de risco da cidade evitaram que as chuvas que caem no Litoral desde a noite de sábado tivessem causado grandes transtornos. “A Lagoa [do parque Solon de Lucena] não transbordou, acredito que apenas dois pontos de alagamento foram detectados na manhã desta segunda, que foi na Avenida Beira-Rio e no Cuiá, que são problemas de desnível. Com relação a problemas com galerias acredito que não tenha sido detectado nenhum grande transtorno”, comentou.
Ainda de acordo com Noé Estrela, uma ação mais específica seria realizada nesta segunda no Bairro São José, devido ao aumento do nível do Rio Jaguaribe com assoreamento e construção de casas abaixo do nível normal do rio. (G1)